Utilizando todos os recursos de nossa unidade de produção interna, nossos designers colaboraram de perto com os técnicos e manipuladores de materiais mais experientes para elevar o desempenho aerodinâmico a novos patamares neste projeto de asa pioneiro no mundo.
Em dezembro de 2024, no final de sua primeira temporada em turnê, o Fusion ajudou Mathis Ghio a conquistar o título mundial de Wingfoil Racing da IWSA, e Kamil Manowiecki a terminar em segundo na classificação geral.
A nova asa FUSION freeride marca uma mudança de paradigma em desempenho. Feita sob medida para pilotos que buscam velocidades mais altas, salto dinâmico e potencial de voo, além de ângulos antes impossíveis a favor e contra o vento.
“O Fusion me deu uma grande vantagem para corridas com seu perfil duplo e arrasto reduzido. Consegui obter ângulos melhores ou maximizar velocidades mais altas enquanto administrava rajadas e mudanças de vento com muito mais facilidade.”
COMO A FUSION AJUDOU MATHIS GHIO A GANHAR O TÍTULO MUNDIAL DE 2024:
Nossos esforços para este projeto se concentraram em torno do design de aerofólio ideal, o que nos levou ao design de superfície dupla eficiente, mas difícil de ser alcançado. Ficamos explorando maneiras de superar os desafios estruturais e as complexidades de fabricação.
Inicialmente, a tarefa principal de conseguir encontrar uma sensação imediata de desempenho e usabilidade aprimorados continuou difícil de ser entregue…
Permanecemos comprometidos e continuamos nosso trabalho. Por meio de técnicas de construção inovadoras e dos princípios de “ram air” integrais aos wingsuits, alcançamos um design que apresenta ao setor de asas e pipas uma perspectiva revolucionária.
A asa Fusion foi projetada em torno da forma plana de alto desempenho do Flux, incluindo a borda de ataque pré-carregada, que é feita com Dacron de alto desempenho e sofre drasticamente menos deformação em condições adversas.
O design 100% double surface ram air cria um espaço fechado de alta pressão entre todas as superfícies superior e inferior. A estrutura interna das nervuras suporta ambas as camadas da vela e ajuda a asa a lidar suavemente com diferenciais de pressão dinâmica quando o ângulo de ataque da asa muda.
Quando o ar viaja sobre uma asa, ele se divide no ponto de estagnação na borda de ataque. Enquanto o ar que corre ao longo da superfície superior tem uma superfície limpa e contínua para seguir, o fluxo de ar na parte inferior de uma asa de superfície única cria vórtices atrás da borda de ataque. Esse fluxo turbulento na parte inferior cria arrasto, o que reduz o desempenho.
O design do Fusion desbloqueou um enorme potencial de desempenho. Produzir mais sustentação, ao mesmo tempo em que reduz o arrasto, significa que os ganhos de desempenho avançaram em passos maiores e essas melhorias são reveladas em muito mais áreas do que apenas velocidade fixa em linha reta.
Ao nivelar completamente a superfície inferior, projetar uma estrutura de envelope limpa e adicionar entradas de ar de impacto, a pressão de ar criada internamente ajuda a superfície superior e inferior a reter pressão positiva e tensão em toda a sua área.
Um envelope de ar de ram bem projetado naturalmente protegerá contra luffing (o momento em que um velame começa a bater) e ajuda a suportar melhor distribuição de carga por toda a vela. Utilizando a pressão dinâmica criada pela seção do aerofólio, combinada com a inflação de ar de ram, abrimos um novo mundo de potencial de design inexplorado.
A experiência da Ozone no desenvolvimento de estruturas de ar comprimido eficientes significava que a equipe de design tinha o conhecimento necessário para impulsionar o Fusion, tanto em termos de potencial de desempenho quanto de design físico.
O resultado final é único: uma asa 100% de superfície dupla, lindamente trabalhada, com desempenho impressionante, design sublime e soluções de fabricação completas.
É como cortar uma faca quente na manteiga.
JOHNNY HEINEKEN, bicampeão mundial de corrida de pipas e campeão de Wingfoil da Costa do Pacífico 2023
O Fusion Wing é para aqueles que estão prontos para experimentar um novo reino de winging onde o desempenho antes inalcançável agora é possível. É adequado para pilotos intermediários experientes e além, que são proficientes em virar e girar, enviar e pousar aéreos com confiança e que atingiram um nível em que não têm regularmente grandes wipeouts fora de controle.
A eficiência do design de asa de superfície dupla do Fusion é notável em todos os momentos. Ele é excepcionalmente rápido, pode ser levado aos lugares do pódio facilmente e, claro, sua velocidade se transfere para uma altura de salto incrível.
Todas as áreas de desempenho são melhoradas pelo fato de que o passeio é incrivelmente suave e previsível. A superfície dupla absorve ventos fortes com facilidade irreconhecível e a asa gera muito mais potência com menos necessidade de cobertura em hard. Você pode segurar mais vento e potência do que um design de superfície única enquanto anda mais perto do vento, o que significa que você pode ir mais rápido com controle incrível.
A velocidade e estabilidade do Fusion também significam que ele é uma arma poderosa para enviá-lo para o alto. Devido à forma como o Fusion é energizado, uma técnica de salto e pouso adaptada é necessária para descobrir seu verdadeiro potencial de voo.
A dirigibilidade do Fusion pode parecer diferente no início, mas apenas mudanças sutis na sua técnica são necessárias para você entrar no ritmo e começar a sentir ganhos de desempenho.
A regra mais simples a ter em mente é: deixe a asa voar!
• Ao bombear a asa para gerar velocidade, você não precisa girar a manivela traseira excessivamente. Mantenha os balanços da bomba curtos. Quanto mais você girar a manivela traseira, menos você permitirá que ela voe! Até que você esteja acostumado com a técnica, certifique-se de ter bastante vento para suas primeiras sessões. Isso ajudará você a subir no foil e permitirá que você sinta a asa voando corretamente.
• Quando estiver de pé e pilotando, concentre-se mais na alça frontal, que promoverá maior aceleração. Você notará imediatamente como o Fusion gosta de voar direto contra o vento, sem a trepidação das asas de superfície única. Conseguir um bom trim é tudo para esta asa; o Fusion fará o resto.
• Se você está acostumado a pilotar uma asa de superfície única, a maior mudança é (como repetido no primeiro ponto): você precisa se tornar menos dependente de girar a manivela traseira para obter potência. Você logo apreciará a direção positiva e rápida do Fusion através de tachas. Levar mais inércia devido ao volume de ar dentro da asa faz com que ela tenha um manuseio diferente de uma asa de superfície única, mas uma vez que você esteja ajustado, os benefícios adicionais de maior alcance e potência também são inegáveis.
Ao entrar em uma virada ou cambalhota, tente evitar fazer uma grande bombada final para obter potência extra, pois isso acabará com o fluxo do Fusion (que é de onde vem sua potência). Depois que você se acostumar com o estilo de pilotagem do Fusion, geralmente você estará pilotando com mais velocidade de qualquer maneira, então aprenda a ir com a asa; deixe-a voar e sinta essa experiência sem vibração. Observe sua trajetória e você verá que é possível fazer viradas incrivelmente rápidas e fluidas. Levar um ângulo maior contra o vento e com mais velocidade significa que você tem menos ângulo para completar sua virada, então para ganhos contra o vento, o Fusion é notável.
Não. Na verdade, o Fusion 5m pesa apenas 100 gramas a mais que nossa asa Flux 5m!
O Fusion tem uma estrutura interna única e usa mais material do que nossas asas de superfície única, mas todas as nossas asas sempre nascem o mais leves possível. A borda de ataque e o suporte do Fusion são construídos com o mesmo dacron de desempenho rígido e mais leve (125g) usado em nossa asa Flux.
A superfície inferior e as nervuras internas também são feitas com um tecido de canopy mais leve para desempenho aerodinâmico máximo e as entradas de ar foram desenvolvidas para oferecer a relação ideal entre rigidez e peso simplificado. As alças de carbono cobertas de EVA também são projetadas para maximizar o controle e a sensação, mantendo o peso no mínimo.
Nós criamos resistência integrada em nossos produtos por meio de posicionamentos de materiais de alta qualidade e técnicas de costura cuidadosas desenvolvidas em nossa unidade de produção interna, portanto não há necessidade de adicionar reforços extras ou cosméticos desnecessários, que apenas aumentam o peso.
As entradas de ar foram projetadas de forma otimizada para permitir a entrada de ar, evitando a entrada de água. No caso de entrada de água na asa, há quatro furos de drenagem localizados na borda de fuga; dois perto do suporte e dois nas pontas das asas.
Não recomendamos submeter a asa regularmente a grandes wipeouts submersos. Não aconselhamos que ela seja usada como uma asa de onda no caso de uma água de wipeout a inundar.
Sim, pode. Embora haja duas camadas de canopy para lidar, a costura de fechamento da borda de ataque é posicionada do lado de fora, então se você de alguma forma conseguir furar a borda de ataque, isso pode ser facilmente acessado.
Zíperes próximos às válvulas de inflação na borda de ataque e no suporte também permitem a fácil substituição da câmara de ar.
Reparar pano de vela danificado pode ser mais complexo do que para uma asa de superfície única, pois várias costuras podem precisar ser abertas se você danificar mais de uma superfície do velame. Se você de alguma forma conseguir danificar parte da estrutura interna da nervura, isso exigiria um trabalho mais intrincado de um reparador de velas, mas as nervuras não são presas à borda de ataque, então a costura pode ser desfeita e substituída sem a necessidade de desfazer a borda de ataque.
Se você é um piloto experiente e sólido que sabe como manusear uma asa com cuidado e está procurando velocidade máxima, ângulos de pilotagem radicais, tração acima da cabeça e a sensação de pilotar um aerofólio de precisão, você precisa conferir!
Até que você consiga reconhecer como ajustar sua técnica às diferentes sensações que vêm do amplo alcance, potência e eficiência, você não se beneficiará do potencial do Fusion.
Para acessar todo o potencial de desempenho que o Fusion tem a oferecer, recomendamos usar foils de desempenho mais alto, como o MA800 ou outros foils de corrida. Simplificando, quanto mais rápido você for, mais vantagens de desempenho ganharão vida.
A Fusion não tem janelas, então é necessário um piloto experiente e vigilante, que esteja totalmente ciente do ambiente ao redor e dos outros pilotos.
1 x de R$11.220,00 sem juros | Total R$11.220,00 | |
2 x de R$6.129,49 | Total R$12.258,97 | |
3 x de R$4.146,16 | Total R$12.438,49 | |
4 x de R$3.141,32 | Total R$12.565,28 | |
5 x de R$2.526,30 | Total R$12.631,48 | |
6 x de R$2.116,28 | Total R$12.697,67 | |
7 x de R$1.817,48 | Total R$12.722,36 | |
8 x de R$1.598,43 | Total R$12.787,43 | |
9 x de R$1.429,80 | Total R$12.868,22 | |
10 x de R$1.291,53 | Total R$12.915,34 | |
11 x de R$1.179,73 | Total R$12.977,05 | |
12 x de R$1.084,97 | Total R$13.019,69 |